Vai viajar de avião pela primeira vez para fazer intercâmbio e quer saber mais o passo a passo de como funciona tudo? Confira nossas dicas:

  • Assim que você comprar as passagens verifique a possibilidade de marcar o assento, informações sobre a contratação do despacho de mala e as dados sobre o voo

    Você consegue acompanhar todas essas informações no site da cia aérea quando digitar o seu localizador de voo + seu sobrenome. Em muitos sites de empresas aéreas na hora de colocar o seu sobrenome será necessário colocar ele completo, em letra maiúscula e sem espaço. Só assim conseguirá acessar as informações do seu voo (exemplo – Nome: Maria da Silva Sauro. Na hora de colocar o LAST NAME (sobrenome) coloque DASILVASAURO). Aproveite também para conferir o contrato para ver se tem direito a despacho de mala. Pode ser que você tenha direito de despachar uma, duas ou somente levar a mala de mão. Caso você só tenha direito a mala de mão, pode entrar em contato com a cia aérea e verificar o custo para despachar uma mala.

  • Dias antes de viajar faça uma lista e comece a organizar suas malas

    A grande dúvida comum é o que pode levar na bagagem de mão, qual o tamanho permitido, e o que é necessário despachar. O Skyscanner fez uma lista bem legal explicando sobre o que é a mala de mão, o tamanho e o que é permitido, é só clicar aqui. De forma geral o que não pode levar na mala de mão são objetos pontiagudos (como pinça e cortador de unha) e líquidos que tenham frascos de mais de 100 ml (como shampoo, condicionador, creme, protetor solar e perfume). Uma sugestão legal é comprar nas farmácias ou até 1,99 potinhos de viagem que costumam ter o tamanho máximo para caber 100 ml e você pode colocar o que precisa e embarcar sem problemas. Antes de montar a mala, seja de mão ou que vai despachar, pesquise mais informações sobre o país que vai visitar e sempre leva uma blusa de frio mais grossa (o famoso: “leva o casaquinho, filho”). Caso o voo seja muito longo, leve uma blusa na mala de mão, pois a temperatura do ar dentro do avião costuma ser bem fria. Não esqueça também de verificar se o passaporte e o visto estão longe de expirar. Caso você perceba que está corra para solicitar um novo.

  • 48 horas antes da viagem? Hora de fazer o check in!

    Antes de ir para o aeroporto já faça o check in, isso além de facilitar o processo da cia. aérea você tem menos chances de perder o voo caso aconteça overbooking (quando a cia aérea vende mais do que o voo comporta). Aproveite também para confirmar informações como o terminal de embarque e seu assento. Uma dica legal é ter o APP da cia aérea salva com suas informações, pois caso tenha mudança no terminal, portão de embarque e horário você fica sabendo geralmente em tempo real. Atenção: quem tem restrição alimentar ou é vegetariano/vegano solicite dois dias antes para as cias aéreas a opção de refeição especial (a maioria das empresas oferecem esse benefício em voos longos).

  • A noite antes do voo

    Confira se está levando tudo que precisa na sua mala, não esqueça de pegar os documentos necessários (passaporte, dinheiro, cartão, documentos da compra da passagem, carta da escola, endereço de onde você ficará salvo, telefones importantes, etc). Já que é sua primeira viagem a recomendação é você imprimir todos os documentos como forma de segurança. Além de imprimir deixe salvo os arquivos também no seu celular (pode ser print) e também por email com todas as informações salvas. Isso, pois caso aconteça um incidente e você perca seu celular e os papéis é só pedir para uma pessoa que está apta a te ajudar te emprestar o celular/computador e você terá as informações todas no mesmo lugar. Nesse email e no celular fotos do seu documento, pois caso você perca consegue passar com mais detalhes informações para quem precisar (vale também encaminhar isso para algum amigo próximo ou alguém da família). Dica extra: como você ficará algumas horas no avião aproveite para levar algum livro que quer ler, baixar as séries/filmes que você queria assistir salvos no seu celular/tablet/notebook, levar palavra cruzadas e também deixar suas playlists de músicas salvas em modo offline. Uma outra dica: leve gomas de mascar, pois caso você sinta muito a pressurização do avião é só mascar que isso ajudará a aliviar.

  • Se programe para chegar 3/4 horas antes de sair o voo no aeroporto

    Verifique o trânsito que está para chegar ao aeroporto e esteja lá três horas antes do voo em dias comuns e quatro em caso de período de férias ou feriados – não esqueça antes de sair de casa confirmar o terminal que você vai partir e o nome do aeroporto que está no seu bilhete (em caso da cidade ter mais de um aeroporto). O que usar no voo? roupas confortáveis e como dissemos lá em cima leve uma blusa de frio. Chegou no aeroporto? Vá até o guichê da cia aérea que você vai voar, despache a mala, caso tenha, e vá para os portões de embarque.

  • Indo para a sala de embarque? Hora de passar pelo raio-x e inspeção da mala de mão

    Acreditamos ser a parte mais chata, pois além da fila é o momento que você talvez terá que abrir algumas coisas da sua mala para separar. A partir desse momento mantenha o tempo todo seu passaporte com o bilhete impresso que a cia aerea te deu na mão, ok? Você precisará dos dois para entrar na sala de embarque. Ao chegar você vai se deparar com a área de revistas e raio-x. Quando for sua vez você terá que tirar tudo que for de metal do seu corpo (cinto, colar, relógio, corrente, anéis grossos e moedas) e em alguns casos, dependendo do país, até seu tênis (para ver se é necessário tirar o tênis/sapato/salto é só reparar se as pessoas da frente estão tirando ou não). Esses itens que você tirou coloque em uma caixa que estará próxima a máquina de raio-x e aproveite para colocar também seus eletrônicos, isso quer dizer que seu celular/notebook/tablets também terá que ser colocado na caixa e não poderá ser colocado para análise do raio-x junto com sua bagagem com os outros itens. Assim que colocar tudo para a análise do raio-x na esteira, passe quando pedirem pelo detector de metal e não esqueça de pegar todos os seus pertences depois de passar pelo detector. Pode ser que eles peçam para analisar alguma coisa da mala, não se preocupe. Abra com calma e deixe eles fazerem a revista. Caso tenha algo que não seja permitido eles vão falar para você, ok?

sub-buzz-13160-1540929709-1

  • Saiu da área de segurança, vá até o seu portão de embarque

    Assim que você sair da área de segurança verifique primeiramente se não esqueceu seus pertences e esteja sempre a vista com o seu passaporte e cartão de embarque. Conferiu? Provavelmente ao sair do espaço de segurança você verá um telão enorme com os próximos voos que vão partir e o status dele (no horário, atrasado, embarque próximo, embarque imediato). Verifique o status dele, o número do portão e vá em direção ao número de embarque. Quando você chegar lá, caso ainda não tenha começado o embarque aproveite para ir ao banheiro ou tomar uma água. Fique sempre perto do portão de embarque e sempre conferindo na tela se o seu voo vai partir daquele portão, as vezes pode acontecer algumas mudanças, por isso a necessidade de ficar atento.

    fids

  • Hora do embarque!

    Fique ligado na hora do embarque. Funcionária da cia aerea começam a divulgar a hora que vai começar. Fique com seu passaporte e cartão de embarque na mão e veja qual fila você vai entrar. Geralmente eles separam em três filas. Prioridades por lei (gestante, pais com crianças de colo, pessoas que precisam de assistência e idosos), depois prioridades status (pessoas que viajam com frequência e tem fidelidade com a cia aerea) e logo em seguida geralmente eles dividem ou por fileiras ou por zonas (1, 2, 3 e 4). Não há a necessidade de ficar na fila e se desesperar já que no seu bilhete já tem o seu assento. Então o importante é ficar atento no que a equipe da cia fala e quando for a sua zona ou fileira chamada você vai.

sub-buzz-26107-1540930379-1

  • Dentro do voo

    Ao entrar no avião busque o assento que está marcado no seu cartão de embarque. Se você está com mochila e bolsa e não está em uma saída de emergência pode deixar eles na parte debaixo do assento a frente, a mala de mão se for maior que o tamanho do assento é só colocar no compartimento mais próximo que estiver livre. Caso não tenha nenhum lugar onde você consiga colocar a sua mala, fale com um comissário de bordo que eles vão te ajudar.  Na hora de sentar já afivele os cintos (se não sabe como fazer, dá uma olhada na cartilha de instrução que deve ficar no bolso do assento a sua frente ou fale com um comissário) e não esqueça de deixar o seu celular no modo avião (não precisa desligá-lo). Quando o avião estiver prestes a decolar, na TV a sua frente aparecerá um vídeo de segurança para mostrar em caso de alguma emergência o que você precisa fazer, caso a aeronave não tenha TV os próprios comissários explicarão os procedimentos em pé na cabine.

  • Durante o voo

    Não esqueça de deixar o celular no modo avião e dependendo da cia aérea você pode carregar o seu telefone na sua TV individual que fica na frente do seu assento. A TV conta com jogos, filmes, séries e músicas. Fique a vontade para escolher o que você mais gosta. Algumas empresas aéreas também oferecem wi-fi com internet, porém é pago a parte. Caso tenha o interesse é só fazer o pagamento com cartão de crédito, os preços para esse serviço costumam ser bem caros. Para os amantes da leitura, as revistas das cias aéreas costumam ser bem legais e se você tiver sorte ainda terá alguma matéria sobre o destino que você vai viajar, vale a pena dar uma lida. Depois que o avião decola os comissários começam a servir as comidas e algumas bebidas (algumas cias aéreas tem até opções alcoólicas). Nossa dica aqui é sempre beber água para se hidratar, pois acredite: ficar nas alturas pode te ressecar (principalmente os lábios).

sub-buzz-497-1540932201-29

  • Horas antes de pousar

    Dependendo do país que você vai viajar, os comissários vão distribuir um formulário para você preencher (sempre leve uma caneta na sua mochila, mas caso tenha esquecido verifique se algum dos comissários pode te emprestar). Esse formulário é melhor ser preenchido dentro do avião e quando você terminar deixe junto com seu passaporte e cartão de embarque. Você vai entregar ele na imigração. Não esqueça de afivelar os cintos e verificar se o assento não está reclinado.

  • Chegando no outro país

    Você está quase lá! Depois de algumas horas de voo se levante, não esqueça de pegar seus pertences (verifique se o passaporte está com você!) e você vai sair. Caso precise ir no banheiro ao sair da aeronave sem problemas! Depois que você estiver ok é hora de ir para a alfândega, que é nada mais que uma área cheia de cabines que funcionários do país vão avaliar as pessoas que estão querendo entrar no país. Mesmo em caso de países que você já teve o visto aprovado isso acontece. Não fique usando o celular quando estiver por lá, eles costumam ficar bravos. Fique na fila de estrangeiros e quando for sua vez de ir na cabine cumprimente o segurança e apresente seu passaporte, o formulário caso a cia aérea te entregou e você preencheu no voo e o cartão de embarque (dependendo do lugar pode ser que eles não queiram, mas o segurança te informará isso). Na hora de falar com o segurança responda as perguntas deles. Geralmente eles perguntam: o que você fará no país, onde vai se hospedar, quanto tempo e quanto de dinheiro está levando. Nunca minta para o segurança da alfândega e sempre responda as coisas com calma. Caso você esteja com dificuldade de entender, veja a possibilidade com ele de ter algum tradutor para te auxiliar. Caso vá para estudar pode ser que eles também peçam a carta da escola, por isso é sempre bom imprimir os documentos. Depois dessas perguntas e ele aceitando suas respostas você receberá algum documento ou um carimbo no passaporte. Daí é só sair de lá e ir buscar suas malas.

desembarquemiami

  • Hora de pegar as malas

    Depois da imigração é só ir buscar sua mala. Verifique na tela ou consulte com alguém que trabalha no aeroporto em qual esteira as malas do seu voo vão aparecer. É sempre bom antes de sair com a mala verificar se ela é sua, pois pode ser que outras pessoas também tenham o mesmo modelo da sua mala. Já avisamos que as malas podem demorar para aparecer, mas tenha calma. Caso tenha passado muito tempo e a sua não chegou busque funcionários da cia aérea que ficam nesse espaço.

sub-buzz-21433-1540931889-1

  • Todos os pertences estão com você? Hora de sair do aeroporto!

    Depois de tudo isso está chegando ao fim o post e sua tour no aeroporto. Caso você tenha transfer incluso no seu pacote busque pessoas que ficam com uma placa na saída do portão do desembarque e caso não ache a pessoa use o wi-fi gratuito do aeroporto para mandar mensagem para quem precisa. Caso não tenha transfer veja se vai sair de lá de Uber, táxi ou transporte público. Caso precise busque um balcão de informação que todo o aeroporto tem que isso pode te ajudar.

Esperamos que esse post tenha te ajudado e depois conte o que achou! Acredite: mesmo com tudo isso você vai amar viajar e não vai ver a hora de fazer tudo isso de novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *